4 min read

O LabWare LIMS Fornece Ferramentas e Fluxos de Trabalho para Apoiar essas 5 Regulamentações da Indústria de Alimentos e Bebidas

18/set/2023 14:38:46

PT LabWare Supports Food Beverage Regulations

Critérios detalhados regulam os ambientes de produção na indústria de alimentos e bebidas. Essas regulamentações existem para garantir que os consumidores estejam seguros e que a qualidade seja consistente em todos os lotes de produtos. Os padrões locais e internacionais fornecem informações sobre melhores práticas para orientar os fabricantes de alimentos em direção à conformidade regulatória. A procura dos consumidores por produtos seguros e de alta qualidade numa cadeia de abastecimento global exige uma regulamentação sustentável de alimentos e bebidas.

A Organização Internacional de Normalização (ISO) foi fundada em 1947 e está presente em 167 países. Muitos países têm organizações governamentais específicas para proteger e promover a saúde pública através do controle e supervisão da segurança de alimentos. Em muitos casos, essas entidades governamentais podem harmonizar a regulamentação do seu sistema de qualidade com os padrões ISO. As empresas de alimentos e bebidas que aderem a esses padrões exigem coleta avançada de dados e relatórios utilizando soluções de software específicas em seus laboratórios analíticos. Criar uma instituição de produção de alimentos e bebidas em conformidade regulatória permite que você forneça com segurança aos mercados locais e globais um fluxo seguro e constante de mercadorias. Muitas empresas descobrem que a utilização de uma plataforma de software de sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) ajuda a manter esses altos padrões e consistência entre lotes.

Quais São as Consequências de Não Seguir as Diretrizes Regulatórias?

Franquias de serviços de alimentação e restaurantes podem achar difícil cumprir muitas regulamentações. As violações podem ser caras ou perigosas; muitas regulamentações de segurança de alimentos acarretam penalidades significativas em caso de descumprimento. Qualquer restaurante que não cumpra os procedimentos adequados pode resultar em doenças ou lesões onerosas para os funcionários ou clientes. Proprietários e gestores que não se mantêm informados sobre as leis que se aplicam aos seus restaurantes podem colocar-se a si próprios, aos seus funcionários e aos seus clientes em risco.

Aqui estão cinco considerações sobre regulamentação de alimentos e bebidas que são importantes para as empresas desses setores terem em mente:

ISO 17025

Um órgão certificador deve ser competente para realizar testes e calibrações, incluindo amostragem, de acordo com a ISO/IEC 17025. Estão incluídos testes e calibrações usando métodos padrão e não padronizados, bem como métodos desenvolvidos em laboratório. Laboratórios credenciados podem demonstrar sua proficiência técnica e garantir que seus dados sejam exatos e precisos. Terceiros revisam os requisitos de acreditação para garantir que o sistema de gestão da qualidade do laboratório continue a ser tecnicamente competente e em conformidade com a ISO/IEC 17025, mesmo que seja voluntário.

ISO 22000

Todos os produtores de alimentos são responsáveis pela segurança dos seus produtos para garantir o bem-estar dos seus consumidores. A ISO 22000 aborda essa responsabilidade. Alimentos inseguros podem ter consequências graves. Além de trabalharem em conjunto com outras normas de gestão, como a ISO 9001, as normas de gestão de food safety da ISO permitem que as organizações identifiquem e controlem os perigos para a segurança alimentar. Fornecendo garantias na cadeia global de abastecimento alimentar, a ISO 22000 pode ser aplicada a todos os tipos de produtores, ajudando os produtos a atravessar fronteiras e trazendo aos consumidores alimentos em que podem confiar.

Da mesma forma, o HACCP é um sistema de gestão onde a segurança de alimentos é abordada através da análise e controle dos perigos biológicos, químicos e físicos em cada etapa da cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas até a fabricação, distribuição e consumo. A gestão deve apoiar fortemente o conceito HACCP para que um plano HACCP seja bem-sucedido. Quando a gestão de topo está comprometida com o HACCP, os funcionários sentem a importância de produzir alimentos seguros.

BPL

Instituídas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 1978, as boas práticas de laboratório ou BPL são uma regulamentação formal que afeta as indústrias farmacêutica e alimentícia. Além de regulamentar estudos de segurança laboratoriais não clínicos (por exemplo, testes de toxicologia em animais), as BPL estipulam que aditivos alimentares e corantes, aditivos alimentares para animais, medicamentos para humanos e animais e dispositivos médicos são seguros para uso. Ao aderir às BPL, os laboratórios alimentares podem proteger a saúde pública, mantendo a integridade e a qualidade dos dados durante os testes.

FSMA

A Lei de Modernização da Segurança de Alimentos (FSMA) da FDA transforma a segurança de alimentos com um sistema que evita problemas de origem alimentar, regulando a forma como os alimentos são cultivados, colhidos e processados. As empresas devem avaliar as ameaças que podem afetar a segurança alimentar e depois especificar, monitorizar e manter registos de rotina dos controles para minimizar ou prevenir os perigos. A organização deve ter um plano de ação corretiva para garantir um processo de resolução eficaz e documentado quando surgirem problemas.

21 CFR Part 11

A Parte 11 do Título 21 do Código de Regulamentações Federais estabelece regulamentos para registros eletrônicos e assinaturas eletrônicas (ERES) do FDA. A diretriz define os critérios para que as informações enviadas eletronicamente sejam consideradas confiáveis, seguras e equivalentes aos registros em papel. A Parte 11 exige que as organizações adotem controles, incluindo auditorias, validações de sistema, trilhas de auditoria, assinaturas eletrônicas e documentação para software e sistemas usados para processar dados eletrônicos exigidos pelas regras predicadas da FDA. Uma regra predicada da FDA é qualquer requisito descrito na Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, na Lei de Serviços de Saúde Pública ou em qualquer outro regulamento da FDA que não seja a Parte 11.

Mantenha Conformidade com os Regulamentos com a Ajuda do LIMS da LabWare

Na LabWare, entendemos a importância de nos mantermos alinhados com essas regulamentações na indústria de alimentos e bebidas e sabemos que nosso software pode ajudar. A integração do LIMS com instrumentos de laboratório de alimentos, como sistemas de dados cromatográficos, elimina o trabalho manual ao automatizar tarefas repetitivas. Além disso, o LIMS permite que fabricantes de alimentos e laboratórios contratados se integrem entre plataformas com um sistema eletrônico seguro de entrega de dados que constitui um banco de dados unificado para aprimorar a colaboração.

Solicite uma Demonstração

Topics: LIMS LabWare

Featured

G2 LabWare - Leader

G2 LabWare - Momentum Leader

G2 LabWare - High Performer Small Business - crop top

G2 LabWare - Highest User Adoption

G2 LabWare - Small Business Support

G2 LabWare - Best Meets Requirements

 

 

New call-to-action