4 min read

O papel do LIMS em seguir os 7 Passos do HACCP

7/ago/2023 16:15:33

Portuguese

Diariamente, gerentes de laboratório lidam com uma grande quantidade de dados que precisam gerenciar para manter a integridade de seu programa de qualidade. Este desafio é especialmente verdadeiro dentro da indústria de alimentos e bebidas, onde a segurança do produto depende de testes laboratoriais precisos. Felizmente, existe um processo bem definido para garantir que os alimentos produzidos e enviados por uma empresa sejam seguro e não contenha contaminantes.

É o processo de sete etapas da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP) que a equipe de qualidade – e, em particular, os gerentes de laboratório - realizam todos os dias. Essas etapas são as guardiãs da conservação de alimentos, ajudando a manter todos nós a salvo de doenças de origem alimentar. O processo HACCP garante que todos os produtos liberados sejam rotulados corretamente e que a empresa e o consumidor estejam na mesma página de confiança e transparência. A menor falha nesse processo pode ocasionar danos para os consumidores e problemas regulatórios, de imagem e perda de receita para a empresa.

Amostragem e testes são elementos centrais do HACCP. Empresas alimentícias podem terceirizar alguns ou todos esses processos utilizando laboratórios prestadores de serviço, ou laboratórios operados pela empresa. Tanto as operações de teste internas como terceirizadas dependem da qualidade e gestão desses dados que podem ser potencializadas pelo uso de um sistema LIMS projetado para esse fim.

Vamos dar uma olhada no papel que o LIMS pode desempenhar nos laboratórios seguindo cada uma das sete etapas do HACCP.

#1 Analisar os perigos

Durante esta primeira etapa, os laboratórios estão analisando e medindo os perigos potenciais associados a todo processo produtivo dos alimentos para controlar quaisquer pontos que sejam identificados. Estes incluem perigos potenciais em matérias-primas como mercúrio em peixes, pesticidas em grãos ou contaminação na carne, como a doença da vaca louca. Também incluem etapas no processo que podem potencialmente introduzir materiais ou patógenos, tais como o crescimento bacteriano. O LIMS torna a criação e gestão desses planos mais eficaz ao fornecer dados históricos e permitir que gerentes de laboratório identifiquem e analisem perigos potenciais de forma mais rápida e precisa, e estabeleçam planos de amostragem apropriados. É um processo contínuo de análise e melhoria.

#2 Identificar Pontos Críticos de Controle

Estes pontos de controle na segunda etapa do HACCP são os pontos da cadeia produtiva nos quais os perigos potenciais podem ser controlados ou eliminados. O LIMS proporciona uma melhor visão para a análise contínua dos dados para determinar onde o laboratório pode encontrar problemas e ajustar o programa de amostragem e testes.

#3 Estabelecer Medidas Preventivas com Limites Críticos

As equipes de qualidade definem e gerenciam os limites críticos para cada ponto de controle. Cada ponto crítico de controle terá uma ou mais medidas de controle para assegurar que os perigos identificados sejam prevenidos, eliminados ou reduzidos a níveis aceitáveis. Cada medida de controle tem um ou mais limites críticos associados. Os limites críticos podem ser baseados em fatores tais como nível de umidade, atividade da água, pH, acidez titulável, concentração de sal, viscosidade, ou informações sensoriais tais como aroma e aparência visual. Para cada ponto crítico de controle, há pelo menos um critério de segurança alimentar que deve ser cumprido. O LIMS pode tanto ajudar a definir Limites Críticos com base na análise de dados, quanto a gerenciá-los por programas de amostragem, testes e especificações definidos.

#4 Desenvolver procedimentos para monitorar os pontos críticos de controle

O LIMS mostra oportunidades de melhoria contínua, identificando pontos críticos de controle e associando-os a um plano de amostragem. Por exemplo, suponha que um laboratório veja um aumento na identificação de contaminantes e perigos durante determinada etapa do processo. Nesse caso, o LIMS pode ajudar a apoiar a amostragem de entorno para determinar fontes de contaminação mais rapidamente, bem como modificar planos e frequência de amostragem.

#5 Estabelecer ações corretivas a serem tomadas

Quando o monitoramento mostra que um limite crítico é excedido, o HACCP exige que os gerentes do laboratório criem uma investigação para documentar o evento e as ações correlatas. Um LIMS de alta qualidade fornece um registro de dados desses incidentes e de todos os dados relacionados. Estes registros estão então disponíveis para auditorias futuras e para apoiar o processo de melhoria contínua.

#6 Verificar se o sistema está funcionando corretamente

A automação das boas práticas laboratoriais ajudam a garantir que os processos do laboratório ocorram sempre dentro do prazo correto e em conformidade com procedimentos vigentes. O LIMS ajuda fornecendo informações sobre componentes cruciais das operações de laboratório, tais como se os técnicos treinados estão executando os procedimentos corretamente, se os materiais válidos como os meios de cultura e os reagentes estão sendo usados, se a instrumentação está qualificada para o propósito e se as revisões apropriadamente definidas são realizadas antes da liberação dos dados.

#7 Estabelecimento de Registros Eficazes para Documentar o Sistema HACCP

Esta etapa final do HACCP inclui o registro dos perigos e seus métodos de controle. Este registro também documenta o monitoramento dos requisitos de segurança e as ações tomadas para corrigir problemas potenciais identificados. Os gerentes de laboratório podem usar o LIMS para rastrear todos os dados de cada etapa. Para casos passados, ele pode mostrar sucesso na resolução e permite consultar e analisar a tendência dos dados para melhoria contínua no processo.

A utilização de um LIMS durante cada uma destas sete etapas do HACCP provou trazer controle adicional, consistência e conformidade à segurança alimentar, permitindo a padronização dos processos em todo o laboratório.

Solicite uma Demonstração

Topics: LIMS

Featured

G2 LabWare - Leader

G2 LabWare - Momentum Leader

G2 LabWare - High Performer Small Business - crop top

G2 LabWare - Highest User Adoption

G2 LabWare - Small Business Support

G2 LabWare - Best Meets Requirements

 

 

New call-to-action