4 min read

Como o LIMS Prepara seu Laboratório para uma Inspeção de Qualidade

15/set/2023 18:50:52

PT How LIMS Prepares Your Food Testing Lab for a Quality Inspection

Como gestor de laboratório analítico de alimentos, gerenciar seu laboratório significa garantir fluxos de trabalho eficientes com dados precisos. Além de executar o controle de qualidade (CQ), você também deve realizar seus processos em conformidade com os padrões da indústria. Órgãos reguladores como a Food and Drug Administration (FDA) e o Food Safety and Inspection Service (USDA FSIS) dos EUA, e órgãos reguladores nacionais ou regionais ao redor do mundo podem ter padrões específicos que você precisa seguir além dos requisitos de qualidade do seu cliente.

Ao tentar alcançar a conformidade com padrões de food safety de maneira consistente, manter a qualidade em todos os seus produtos pode ser desafiador e trazer consequências atenuantes – desde a má qualidade dos alimentos até a desconfiança do cliente. As auditorias garantem que seu laboratório mantenha consistentemente a conformidade com esses requisitos e padrões em constante evolução.

Como você pode deixar seu laboratório analítico de alimentos preparado para uma auditoria com pouca ou nenhuma dificuldade? Entenda o que o gerenciamento de auditorias engloba e porque ele é vital em análises de alimentos e bebidas.

O Que é o Gerenciamento de Auditorias?

Lidar com auditorias em seu laboratório significa garantir que seus processos de análises de alimentos, equipamentos e sistemas estão em conformidade com os padrões da indústria. Mais uma vez, os órgãos regulamentadores de alimentos definem estes padrões e incluem verificações na qualidade e integridade dos dados gerados no seu laboratório. Realizar auditorias com frequência é benéfico para você, já que o objetivo é garantir a seus clientes que seus resultados de análise são confiáveis.

O food safety é um fator extremamente sensível, onde uma casa decimal ou um erro de cálculo pode levar à distribuição de produtos não saudáveis ou perigosos. Em tal situação, seu laboratório será vítima de efeitos adversos que vão desde clientes chateados que buscam ações legais até perda de receita com reembolsos de varejistas. Você também pode enfrentar multas de agências regulatórias de alimentos.

O Gerenciamento de Auditorias ajuda na organização do seu laboratório e dos dados de qualidade, garantindo que as informações necessárias estão sempre disponíveis para auditoria. Além de facilitar o processo de colaboração na compilação de auditorias e confirmar que todos os patrocinadores estão na mesma página, o gerenciamento de auditorias abrange auditorias internas e externas para avaliar os processos da organização de acordo com as diretrizes da indústria. Com softwares inteligentes, você economiza recursos para organizar registros eletrônicos de dados para auditorias, agendar avaliações de maneira eficaz e mitigar erros.

Seu laboratório pode passar por diferentes tipos de auditoria, com o auditor o notificando a respeito da auditoria ou seus processos sendo avaliados sem qualquer aviso prévio. Nós recomendamos que você agende auditorias internas com frequência para manter seus procedimentos e instalações em conformidade com os requisitos da indústria. Ao realizar auditorias internas regularmente, podem identificar facilmente áreas que precisam ser aprimoradas, reconhecer lacunas na sua capacidade de responder rapidamente às demandas de auditorias e manter-se preparados para qualquer evento de auditoria.

 

O Guia Abrangente para Entender o LIMS

 

Por Que as Auditorias São Necessárias em Análises de Alimentos e Bebidas?

Críticas construtivas são benéficas para melhorias cruciais em suas instalações de processamento e negócios. Nas análises de alimentos e bebidas, pode ser fácil ficar sobrecarregado com as demandas dos consumidores, aumentando a possibilidade de processos propensos a erros. No entanto, com a ajuda de auditorias de órgãos reguladores certificados, clientes e auditorias internas, você pode dar um passo atrás para reavaliar seu método e utilizar diferentes modos de melhoria que podem aprimorar seu trabalho.

Com a preparação adequada, honestidade e atenção aos detalhes, você pode extrair experiências de aprendizagem de qualidade. Quando você toma nota das ações corretivas necessárias e as implementa, você pode aumentar a qualidade dos seus processos, o que pode gerar mais receita a partir da satisfação aprimorada dos seus clientes.

Os Benefícios da Utilização do LIMS no Gerenciamento de Auditorias do seu Laboratório Analítico de Alimentos e Bebidas

Os órgãos regulamentadores e órgãos da indústria atualizam periodicamente os padrões relacionados à análise e produção de alimentos, para aprimorar os processos e combater os desafios relacionados a food safety. Desde a conformidade com os requisitos até acompanhar as demandas dos acionistas, atacadistas e consumidores, ficar sobrecarregados ao gerenciar todos estes aspectos não é exagero. Porém, você pode gerar fluxos de trabalho mais robustos para alavancar sua eficiência analítica e manter a conformidade através de um sistema de gerenciamento inteligente.

É aqui onde um sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) pode ser valioso para a gestão dos fluxos de trabalho de análises de alimentos e bebidas em conformidade com os padrões da indústria e necessidades dos clientes.

Rastreabilidade Automatizada

Ao fornecer um sistema confiável para a rastreabilidade de todos os dados envolvidos na liberação de qualidade de lotes de produtos, desde matérias-primas até produtos acabados, um LIMS fornece as informações necessárias que os auditores precisam durante uma auditoria. Com uma única consulta, você pode encontrar facilmente registros como a liberação de produtos em lote, os detalhes dos testes e especificações aplicadas, o analista responsável pela realização do teste, sua competência na execução desse teste e quem revisou e liberou os dados. Tentar obter o mesmo nível de informação usando registros em papel pode levar dias ou até semanas, tendo efeitos adversos na sua inspeção.

Dados Detalhados de Qualidade

Um LIMS cria registros de lotes, amostras, testes e especificações e gera automaticamente etiquetas para cada amostra com códigos de barras exclusivos, rastreando com precisão cada amostra até seu lote e produto. Os inspetores podem acessar registros de todas as fases dos dados do processo, recriando as ações tomadas para determinar a qualidade de um produto e, portanto, os processos de qualidade no laboratório.

Um LIMS consiste em um sistema totalmente rastreável que registra processos antes, durante e depois do teste. Este método integral de registrar métodos de teste do início ao fim fornece dados transparentes que preparam seu laboratório para qualquer auditoria.

Solicite uma Demonstração

Featured

G2 LabWare - Leader

G2 LabWare - Momentum Leader

G2 LabWare - High Performer Small Business - crop top

G2 LabWare - Highest User Adoption

G2 LabWare - Small Business Support

G2 LabWare - Best Meets Requirements

 

 

New call-to-action