4 min read

Ferramentas Vitais de Rastreabilidade em Laboratórios Analíticos de Alimentos e Bebidas

15/set/2023 18:39:58

Vital Traceability Tools for Food Beverage Testing Labs

A cadeia de abastecimento de alimentos é um sistema que compreende pequenos e grandes produtores, processadores, embaladores, distribuidores e transportadores nacionais e estrangeiros com poucas práticas comerciais comuns. É um sistema que está se tornando mais globalizado: frutas e vegetais frescos estão agora disponíveis durante todo o ano, bem como uma grande variedade de alimentos exóticos. Esses fatores aumentaram o risco de um incidente significativo de segurança alimentar.

A dificuldade de cumprir as mudanças nas regulamentações governamentais e nas políticas de aplicação cria complicações adicionais. O que os fornecedores voltados para o consumidor podem fazer para demonstrar conformidade regulatória e proteger suas marcas dentro de uma cadeia de valor tão complexa, com requisitos de relatórios ímpares?

Ao facilitar a rastreabilidade ponta a ponta dos produtos e de todos os processos laboratoriais associados, os sistemas de gestão de informações laboratoriais (LIMS) desempenham um papel essencial na proteção da marca.

Como porta-voz da indústria de bens de consumo embalados dos EUA, a Consumer Brands Association (antiga Grocery Manufacturers Association) considera garantir a segurança dos produtos como sua principal prioridade. Além da segurança dos produtos, a proteção da marca também desempenha um papel vital para os produtores. A perda de vendas devido a danos à marca pode ser tão devastadora quanto o recall de produtos, que pode custar centenas de milhões de dólares.

De acordo com a FSMA (FDA Food Safety Modernization Act), são necessárias medidas preventivas e estruturas de conformidade regulatória. Os laboratórios de testes de alimentos e bebidas podem usar um sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) para rastrear relações de lote entre matérias-primas, materiais processados e produtos acabados. Além disso, um LIMS fornece uma visão geral completa da qualidade do produto de acordo com os requisitos regulamentares, coletando, armazenando, processando e relatando todos os dados gerados por um laboratório de alimentos.

Há várias maneiras em que um LIMS pode beneficiar um gestor de laboratório ao lidar com rastreabilidade vital em laboratórios analíticos de alimentos e bebidas.

 

O Guia Abrangente para Entender o LIMS

 

O LIMS Auxilia com Testes de Lotes e Genealogia

A capacidade de rastrear matérias-primas, produtos intermediários e acabados é parte integrante das análises de lotes e da genealogia. Todos os atributos dos materiais são testados utilizando métodos validados para garantir que estejam dentro da faixa estabelecida durante os processos de desenvolvimento de produtos e em estudos de segurança. As empresas fabricantes de alimentos devem rastrear a origem de qualquer ingrediente para provar que ele está em conformidade com quaisquer requisitos governamentais e o software LIMS pode permitir que você faça isso de forma eficaz com dados e amostras associados.

Quando ocorrem surtos de doenças transmitidas por alimentos ou eventos de contaminação, o rastreamento eficiente do produto ajuda as agências governamentais e as empresas que produzem e vendem alimentos a identificar rapidamente a origem do produto e qualquer contaminação que possa ter ocorrido. Desta forma, os incidentes de doenças transmitidas por alimentos podem ser reduzidos através da rápida remoção dos produtos afetados do mercado.

Rastreando, com o LIMS, Onde os Materiais São Utilizados

Um dos maiores problemas da indústria alimentícia ocorre quando os laboratórios recebem pedidos de tamanhos de lote que não podem ser atendidos em uma única ordem de produção. Os laboratórios podem combater isso dividindo lotes ou combinando lotes em lotes únicos.

Em cada ponto de entrega, um processador de alimentos precisa manter registros detalhados que identifiquem a qualidade, quantidade, disposição e manuseio dos produtos para minimizar o risco. Analisar matérias-primas e verificar padrões de identidade em cada ponto de entrega é fundamental para a rastreabilidade e o gerenciamento da qualidade.

Alguns exemplos:

A integridade dos dados destas análises pode ser assegurada através da sincronização automática destes resultados no LIMS. O LIMS pode, então, processar, armazenar, analisar e distribuir essa informação para quem toma as decisões na empresa. Outro benefício atrelado> os processos de certificação de fornecedores, incluindo programas de testes reduzidos, podem ser aplicados com base na análise destes dados.

O Papel de um LIMS no Processo de Reclassificação de Matérias Primas

Como gestores de laboratório estão cientes, o processo de classificação de alimentos é um dos aspectos mais críticos das indústrias de alimentos e bebidas. Envolve a separação, avaliação e inspeção de uma validade de alimentos a respeito dos níveis de frescor, qualidade, valor de mercado e conformidade legal.

A classificação de alimentos é, muitas vezes, feita manualmente a partir da avaliação e separação de alimentos. Porém, a separação de produtos por tamanho, formato ou qualidade pode envolver a utilização de maquinário específico para a classificação, assim como, por exemplo, a remoção de alimentos estragados de produtos frescos.

A reclassificação pode acontecer quando um ingrediente ou alimento foi criado para um propósito, mas que não necessariamente atende as especificações exigidas para produzi-lo. Uma reavaliação permite reaproveitar o material para uma venda diferente. Por exemplo, um item planejado para a produção de um determinado teor de gordura pode ser redirecionado para venda para especificações de um comprador diferente. A utilização de um LIMS robusto pode oferecer consistência e conformidade com seus itens alimentícios para que nada seja desperdiçado e o processo ocorra da forma mais tranquila possível.

Solicite uma Demonstração

Featured

G2 LabWare - Leader

G2 LabWare - Momentum Leader

G2 LabWare - High Performer Small Business - crop top

G2 LabWare - Highest User Adoption

G2 LabWare - Small Business Support

G2 LabWare - Best Meets Requirements

 

 

New call-to-action